Buscar terapia é sinal de maturidade

10/03/2014 14:51

Ao contrário do que muitos pensam, a procura por um psicólogo indica maturidade.

A função da psicoterapia é auxiliar a pessoa a lidar com frustrações e resolver conflitos, ajudando-a observar seu próprio funcionamento e a reconhecer dentro de si recursos positivos para lidar com situações. Apontando novos pontos de vista e ajudando a pensar diferente, o psicólogo clareia caminhos e abre possibilidades. Mas também ajuda a pessoa a reconhecer quando precisa de ajuda, a buscar o outro, a reinventar as coisas e a olhar para fora de si (assim como para dentro).

Uma das maiores frustrações da vida é saber que somos limitados e que não damos conta de tudo. Mas por outro lado isso pode ser libertador! Não há super-heróis, então também não temos que ser um!

O psicólogo e a psicoterapia funcionam como um guia e sua lanterna, ajudando a clarear caminhos, enxergar novas possibilidades, ressignificar histórias e criar vida. 

 
 

Sophia E. Vieira - Psicóloga 


sophiaeugenia@gmail.com 

 

CRP 06/110685

Aqui você encontrará textos sobre Psicologia e Psicanálise aplicados à vida cotidiana, abordando as angústias, dores e delícias do ser e viver. 

Inicialmente, este site havia sido direcionado à Psicologia Clínica, mas sua configuração já não mais obedece esta premissa. O gosto pela escrita e o desejo de partilhar ideias são o que motivam esta página.

Bem-vindo!

Artigos

26/01/2017 20:30
Desde que vivenciei pessoalmente a maternidade, a mim pareceu que tudo a minha volta se referia a este único assunto: ser mãe, como ser mãe, como ser uma boa mãe, como ser a melhor mãe do universo. Ainda me sinto assim, invadida por um zilhão de textos ameaçadores postados geralmente por não-mães...